A Região do Nordeste de Amaralina pertence a Zona Administrativa VII da cidade do Salvador é constituída pelos bairros de Santa Cruz, Vale das Pedrinhas, Nordeste de Amaralina e Chapada do Rio Vermelho. 

A Região citada possui aproximadamente 83 mil habitantes, sendo em sua maioria negros e negras, jovens e adolescentes. Encontra-se localizada entre os bairros de classe média e classe média alta (Pituba, Itaigara, Amaralina e Rio Vermelho). 

É representada também por associações de bairros, Conselhos de cultura e segurança, Grupos culturais a exemplo do Hip-Hop; Street Dance, Fanfarra, Teatro e praticantes da Capoeira.


A Região dispõe de 22 escolas públicas, 17 escolas municipais e 05 creches comunitárias, para atender a um público estimado de 31.060 pessoas em idade escolar (0 a 19 anos). Onde segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro Geográfico e Estatístico) apenas 38% dos moradores estão na escola, sendo que 61% ainda não completaram o Ensino Fundamental, correspondente a oito anos de estudo, e 24% sequer terminaram as séries iniciais.

Neste contexto, torna-se de fundamental importância a inclusão de novos Cursos que busquem a inserção de jovens no mercado de trabalho, a exemplo do Curso de Empreendedor(a) Individual do PLANSEQ - Afrodescedente, que foi ministrado na Escola Municipal União Santa Cruz - localizada na Região do Nordeste de Amaralina.

Assim sendo, vale ressaltar que os conteúdos enfocados na disciplina: Cidadania e Direitos Humanos, além dos fornecidos pela apostila do Instituto ADESOL foi necessário ampliar outros assuntos, tais como: ética; alteridade; Brasil Colônia, Império, República; Ditadura Militar; Políticas Públicas; Controle Social; Organização Comunitária Conselhos; Ministério Público; Defensoria Pública; Assembleia Legislativa; Prefeitura Municipal de Salvador; Balcão da Justiça e Cidadania; Disque Saúde da Mulher; Disque Bolsa Família; 160 - Dengue; Diversidade; Gênero; Organização Comunitária; Espírito de Equipe; Participação Popular; Petição; Habeas Corpus; Lei do Voluntariado; CRAS - Centro de Referência da Assistência Social (Benefício de Prestação Continuada-BPC); PEC 47- Proposta de Emenda à Constituição (Alimentação); Contribuição do Negro; Índio e o Branco para a formação do Brasil; Religiosidade; Acordo ortográfico; Leis 10.639/03 e 11.645/08 - Livros Didáticos Afrobrasileiros e Indígenas; Palavras que são utilizadas pejorativamente para o negro. 

Personalidades Negras: Steve Biko, Luther King, Maria Filipa; Crime de Racismo; Preconceito; Injúria Racista; Cotas nas Universidades/ Ser Negro (a) no Brasil/ Constituição Federal; Estatuto da Igualdade Racial/Novelas de Épocas (Sinhá Moça; Escrava Isaura/Dona Flor e seus Dois Maridos).
Certificação dos Alunos(as) pela ADESOL, 2010


 
REFERÊNCIAS

BAHIA. Secretaria do Trabalho e Assistência Social e Esporte Viva Nordeste (SETRAS). Coletânea Traços e Laços: guia de sugestões para educador. Salvador: SETRAS, [200-]. 27p.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Disponível em < http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/textos/integra.htm > Acesso em 20 julho de 2010.


INSTITUTO BRASILEIRO GEOGRAFIA E ESTATISTICO- IBGE. Salvador: SEI, v.11, n.1, p.146, jun.2001. BAHIA ANÁLISE & DADOS. Disponível em:
<http://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 6 maio 2010.